Alimentos que Elevam o Seu Espírito

É costume pensar que o bom humor depende apenas das preocupações do momento ou das tendências da personalidade. No entanto, dificilmente atribuímos importância à influência dos alimentos. Apatia, irritabilidade ou alterações de humor podem ter sua origem em uma dieta desequilibrada, sem certas substâncias que afetam a química do cérebro.

Os efeitos de uma dieta limitada ou inadequada no humor estão bem documentados. Sabe-se, por exemplo, que a anemia, devido à baixa ingestão de ferro , pode causar uma sensação de fraqueza, cansaço e letargia. A falta de vitaminas do grupo B , especialmente as vitaminas B1, B3, B6, B12 e ácido fólico, também está associada a sintomas como depressão e irritabilidade.

Os micronutrientes minerais também afetam o tom de humor. A deficiência de zinco ou selênio , cada vez mais comum, devido à crescente pobreza das terras agrícolas, tem sido associada à incidência de depressão e outros humores negativos.

Equilíbrio delicado

Os alimentos têm a capacidade de influenciar a produção de mensageiros químicos no cérebro. Por exemplo, os níveis de dopamina , um neurotransmissor estimulante, aumentam após a ingestão de alimentos ricos em proteínas. Por outro lado, a serotonina calmante é aumentada com alimentos ricos em carboidratos.

Mas esses processos são realmente muito complexos e requerem a participação de um bom número de nutrientes. Por exemplo, a dopamina é sintetizada a partir do aminoácido tirosina  com a ajuda do ácido fólico , vitamina B6 , magnésio e zinco.. Preocupar-se com o efeito da dieta no humor significa garantir que ela inclua uma variedade de alimentos ricos em certos nutrientes.

Por outro lado, há um efeito de humor da comida que nada tem a ver com sua composição, mas está relacionado a expectativas e emoções envolvido Os alimentos que são consumidos por obrigação, repetidamente ou preparados com pouca graça, não animam nem animam tão saudáveis ​​quanto são.

Por outro lado, uma deliciosa sobremesa ou um prato que lembra comida caseira infantil imediatamente causa boas sensações. O problema surge quando existe um tipo de dependência desses alimentos estimulantes e a dieta se desequilibra.

Então eles causam o efeito oposto ao desejado. Assim, uma dieta que é muito abundante em carboidratos de rápida absorção, como os fornecidos por açúcar, bolos ou pão branco, está relacionada a quedas e aumentos nos níveis de glicose no sangue e as consequentes mudanças no estado de encorajamento

Portanto, o segredo da dieta para o bom humor está na combinação de alimentos que fornecem certos nutrientes e sua preparação de maneira atraente, no âmbito de menus equilibrados.

Iogurte

Possui vários componentes influentes na regulação do humor. Contém vitaminas do grupo B, especialmente B2, ácido fólico e B12. Também é rico em magnésio, zinco, triptofano e vitamina D.

É sintetizado na pele sob o efeito da luz solar, mas é conveniente obter doses adicionais diretamente dos alimentos para reduzir o risco de depressão. A explicação é que a quantidade de vitamina D no sangue influencia a quantidade de serotonina no cérebro.

Por outro lado, o iogurte fornece bactérias vivas que impedem a constipação. Um estudo conduzido na Universidade de Gales pelo Dr. David Benton mostrou que as pessoas que não sofrem com esse problema se sentem mais claras e com um humor melhor do que as constipadas.

 Óleo de linhaça

linhaça Os ácidos graxos essenciais ômega-3 desempenham um papel fundamental na comunicação entre as células nervosas. Tanto é assim que eles são usados ​​no tratamento da hiperatividade ou depressão infantil. O óleo de linhaça é a fonte mais rica desse tipo de ácidos graxos, junto com o peixe azul. Deve ser consumido o mais fresco possível e deve ser rejeitado se cheirar mal. Pulverizar batatas cozidas com algumas gotas de óleo de linhaça fornece a necessidade diária de ômega-3 (cerca de 0,5 g).

Banana

Os atletas recorrem às bananas para obter uma dose de energia pelas próximas duas horas. Portanto, é ideal como um lanche no meio da manhã ou no meio da tarde. Também possui triptofano, um aminoácido que, em combinação com carboidratos, favorece a produção de serotonina. Outras fontes de triptofano são os laticínios.

Sementes de girassol

Contém proporções extraordinárias de magnésio e fósforo, minerais envolvidos de diferentes maneiras para manter um clima positivo. O magnésio é essencial no processo de obtenção de energia dos alimentos e na síntese de proteínas e neurotransmissores.

Quanto ao fósforo, faz parte das membranas celulares juntamente com ácidos graxos e é essencial para a transmissão do sinal nervoso.

Castanha do Brasil

É uma fonte incomparável de selênio, um mineral que a maioria da população não resta, mas cuja deficiência pode causar fadiga, ansiedade e depressão. É também um poderoso antioxidante que previne o câncer de mama e próstata, entre outros.

A ingestão média diária é de cerca de 40 mcg, enquanto a dose recomendada é de 70 mcg. Uma única castanha do Brasil fornece 95 mcg, embora seu conteúdo dependa da qualidade do solo. Ele também fornece quantidades significativas de magnésio e vitamina B1.

Aveia

Além de fornecer um grande fluxo de energia, é carregada com as vitaminas B6 e B5. A deficiência deste último está relacionada a alterações de humor e fadiga.

Aveia, sozinha ou como ingrediente do muesli, é um café da manhã ideal para começar o dia com alegria.

Também pode ser consumido na forma de um biscoito ou várias barras de cereal. Uma ração matinal de 80 g com um copo de leite de soja fornece 400 calorias e toda a vitamina B5 necessária.

Ovo

A gema é a principal fonte alimentar de fosfotidilcolina e fosfotidilserina, substâncias que fazem parte das membranas celulares, especialmente as do cérebro. Além disso, o ovo contém colina, vitamina B12 e zinco, três nutrientes que, entre outros, participam da produção de neurotransmissores. Outra fonte de fosfolipídios é a lecitina de soja.

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